
Ainda não está definido quem representará a América do Sul no Intercontinental, torneio anual que acontece no fim do ano e tem formato semelhante ao antigo Mundial de Clubes. Mas o possível adversário do campeão da Libertadores na semifinal já está confirmado: o Pyramids, do Egito.
A equipe garantiu a vaga ao derrotar o poderoso Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 3 a 1, na última terça-feira (23), no King Abdullah Sports City, em Jidá. Enquanto isso, Flamengo, Palmeiras e São Paulo ainda seguem vivos na disputa da Libertadores em busca da classificação para o torneio.
O jogo da classificação
O primeiro tempo foi equilibrado, com maior posse de bola para o Al-Ahli, mas poucas chances de gol. Aos 21 minutos, o Pyramids abriu o placar com Fiston Mayele, que ainda desperdiçou outra grande oportunidade logo depois. Na saída de bola, os sauditas reagiram e empataram em cobrança de pênalti convertida por Ivan Toney, aos 45′.
Na etapa final, o time egípcio assumiu o controle e foi dominante. Inspirado, Mayele marcou mais duas vezes em apenas quatro minutos, garantindo a vitória por 3 a 1 e a classificação histórica.
Caminho no torneio
O Pyramids enfrentará o vencedor do confronto entre o Cruz Azul (México), atual campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, e o campeão da Libertadores. A semifinal está marcada para o dia 10 de dezembro. Caso avance, o representante africano volta a campo no dia 13 de dezembro pela fase semifinal.
Protagonismo egípcio
O Pyramids retomou o protagonismo do futebol egípcio e continental ao conquistar recentemente sua primeira Liga dos Campeões da CAF, superando o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, em dois jogos. O clube ganhou notoriedade no fim da década de 2010, quando atraiu nomes do futebol brasileiro, como o técnico Alberto Valentim e os atacantes Keno e Ribamar.