O Artilheiro Comentarista
São Paulo terá retornos importantes em reta final de temporada

São Paulo terá retornos importantes em reta final de temporada

Crespo terá retornos importantes contra o Internacional (Foto: ESDRAS MARTINS/Mochila Press/Gazeta Press)

Depois de um ano marcado por uma avalanche de problemas no departamento médico, o São Paulo entra na reta final da temporada com algumas boas notícias para a comissão técnica e a torcida: jogadores importantes começam a retornar aos treinos e devem estar à disposição nas próximas rodadas.

✅ Quem está voltando

  • Ferreirinha e Luciano já treinam normalmente com o restante do elenco — eles se recuperavam de edema na coxa e dores na perna, respectivamente.
  • Arboleda, com problema na coxa, participou do último treino de forma adaptada, o que indica recuperação em andamento.
  • O lateral-esquerdo Wendell recebeu alta do departamento médico e retorna aos treinos nesta segunda-feira (1º).
  • Além disso, Sabino e Rafael, que estavam fora por suspensão, também estão de volta.

⚠️ Contexto de instabilidade

Em 2025, o clube viveu um cenário crítico: cerca de 70 % do elenco passou — ao menos uma vez — pelo departamento médico, entre lesões musculares, articulares e outros problemas.
Em diferentes momentos, o time chegou a ter 11, e até 13 jogadores indisponíveis ao mesmo tempo. Isso resultou, inclusive, em um banco de reservas frequentemente incompleto ou com opções muito limitadas para o técnico.

🎯 O que muda para a reta final

Com o retorno destes atletas, o técnico Hernán Crespo ganha mais opções para montar o time, o que é especialmente relevante em partidas decisivas — incluindo o próximo compromisso contra Internacional, pela penúltima rodada do Brasileirão 2025.
Além disso, a volta de peças importantes ajuda a melhorar o ritmo de treinos, a competitividade entre os jogadores e aumenta a margem de segurança em caso de novas contusões ou suspensões.

🔎 O que permanece como preocupação

Apesar dessas boas notícias, ainda há um número elevado de atletas no DM — e nomes como Lucas Moura, Calleri, entre outros, têm lesões mais graves e seguem fora ou sem previsão de retorno até o fim da temporada.
Ou seja: se por um lado há fôlego novo, por outro a fragilidade física continua sendo uma variável que pode pesar bastante em decisões.


Para os torcedores tricolores, este é o momento de esperança: com o elenco mais “completo”, o São Paulo tem uma chance real de encerrar 2025 com dignidade e demonstrar que, mesmo diante de adversidades, o clube pode se reerguer para 2026.

Mais sobre o retorno dos atletas do São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *