O Artilheiro Comentarista
Time de cidade futurista que ainda não existe sobe para a primeira divisão na Arábia Saudita

Time de cidade futurista que ainda não existe sobe para a primeira divisão na Arábia Saudita

O mais novo integrante da primeira divisão do futebol saudita vem de um lugar que ainda está sendo construído. O Neom SC conquistou o acesso à elite na última terça-feira, ao vencer o Al-Arabi por 3 a 0. No entanto, o clube seguirá mandando seus jogos em estádio emprestado até, pelo menos, 2030.

O Neom SC representa a cidade futurista de Neom, um ambicioso projeto do governo da Arábia Saudita com orçamento estimado em 500 bilhões de dólares. A proposta é criar uma cidade linear, com 170 km de extensão, sem carros nem estradas. As primeiras estruturas devem ser entregues até 2030. A cidade faz parte do plano saudita para sediar a Copa do Mundo de 2034 e está entre os locais cotados para receber partidas do torneio.

Enquanto a nova cidade não sai do papel, o time manda suas partidas em Tabuk. Fundado em 1965 com o nome de Al-Suqoor, o clube jamais havia disputado a primeira divisão. Em 2023, o governo saudita renomeou o time para Neom SC e o transformou em uma empresa, agora sob o controle da corporação responsável pela construção da cidade de Neom.

O comando técnico é do brasileiro Péricles Chamusca, que conta com dois jogadores compatriotas no elenco: o atacante Romarinho, ex-Corinthians, e o meia Carlos Júnior, formado nas categorias de base do Atlético-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *